Você sabe como são feitas as muda de eucalipto clonadas?
Muita gente acredita que seja um processo laboratorial por se tratar de clones, mas na verdade o processe no viveiro é bem artesanal.
A parte laboratorial fica para o setor de desenvolvimento de novos clones, ai sim o processo é feito em laboratório e pode demorar décadas para um novo clone se validado pelo mercado.
Em nosso viveiro o processo de produção é dividido em 6 etapas principais, as quais vamos ver logo abaixo.
Minijardim Clonal
Nossos minijardins clonais possuem sistema moderno para propagação vegetativa (formação de brotos), garantindo maior produtividade e qualidade das matrizes para formação de estacas clonais de eucalipto.
Contamos com sistema inovador de micro estufas para garantir maior produtividade no inverno, melhor qualidade de brotos e maior controle de patógenos e pragas agressoras de matrizes clonais.
Coleta e estaquiamento
Sistema coletor de brotos, inovador e ergonômico, com profissionais altamente treinados, capacitados e com elevado potencial produtivo e de qualidade.
O estaqueamento segue rigoroso controle de qualidade, garantindo assim a homogeneidade, padrão de qualidade, sanidade e enraizamento das estacas confeccionadas.
Casa de Vegetação
Nossas casas de vegetação/enraizamento possuem sistema automatizado de irrigação e controle de temperatura, possibilitando assim um manejo diferenciado na formação das mudas.
Também possuímos rigoroso controle fitossanitário, com ações preventivas de assepsia e aplicação de defensivos sistêmicos e contato, garantindo assim a qualidade das mudas.
1ª Seleção
Após o período de enraizamento, as mudas são submetidas a sua primeira seleção através de uma equipe altamente treinada que realiza o toalete e a classificação por classes de altura já nas bandejas, garantindo assim a homogeneidade.
Em seguidas mas mudas vão para área de crescimento em pleno sol denominada Pátio de Crescimento.
2ª Seleção e Rustificação
Nossa área de crescimento possui sistema de irrigação e fertilização automatizado, onde é trabalhado de maneira sistemática e técnica todo o processo nutricional e de hidratação, garantindo o crescimemto e rustificação das mudas.
Nesse período acontece a próxima seleção, classificando por classes de altura e realização de toalete. Após esse processo as mudas são encanteiradas de maneira separada, onde recebem hidratação e nutrição diferenciada até a próxima etapa.
Expedição
Realizada de maneira sistemática através de profissionais altamente qualificados, a expedição conta com um procedimento eficaz de Controle de Qualidade que gera um laudo de avaliação, que define se as mudas estão aptas e dentro do padrão de qualidade para serem enviadas aos clientes.